5 dicas para melhorar a comunicação na sua empresa

5 DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA SUA EMPRESA
WIFI Workplace + Colaboração

A comunicação está por toda parte. Na sua família, amigos, relacionamentos amorosos, inclusive no seu trabalho. Apesar de ser uma palavra de comum vocabulário, muitas pessoas acreditam ser um desafio compreender e aplicá-la de forma efetiva no dia a dia.

Quando o assunto é ambiente empresarial, a situação fica ainda mais crítica. Em uma empresa, com diversos colaboradores, das mais variadas classes, gêneros e idades, a comunicação é um pilar imprescindível para a sustentação do sucesso da companhia.

Muitos gestores encontram grandes dificuldades para utilizar a comunicação de forma assertiva. Isso acarreta em desmotivação por parte dos colaboradores, ruídos e torna cada vez mais distante um ambiente harmônico, com informações transparentes para todos.

DICA 1 – REUNIÕES SEMANAIS

As reuniões representam um momento de alinhamento geral entre todos os participantes. Quais projetos estão em andamento, quais são as dificuldades e gaps, o resultado esperado, entre outras coisas. É a melhor oportunidade para se mostrar transparente e fazer com que todas as informações necessárias cheguem a todos.

O ideal é que haja um cronograma de reuniões frequentes. Além disso, uma boa prática é estipular um tempo necessário para o encontro e os assuntos-chave, para que não haja divagação e evitar que a reunião se torne um fator de ociosidade.

DICA 2 – COMUNICAÇÃO BILATERAL

Não haverá resultado em realizar reuniões semanais se o único atuante da reunião for o gestor. É preciso estabelecer uma comunicação de via de mão dupla, nada de unilateralismo. Se as pessoas observarem que as reuniões servem apenas para os comunicados da liderança, pode acarretar na perda de credibilidade.

É importante manter o canal sempre aberto, para que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar suas questões. Dessa forma, a contribuição será mutua e o resultado será uma assertividade na comunicação.

DICA 3 – ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE ESCUTAR

Para manter o canal de comunicação aberto, é de extrema importância que o board de líderes entenda qual é a hora de escutar. A frase “Você está realmente ouvindo ou só está esperando sua vez de falar?” define perfeitamente esta tarefa.

Por estar em um cargo de liderança, o profissional pode ter a impressão de que apenas sua fala e decisão são importantes para o crescimento da empresa. Isso faz com que os colaboradores se sintam desmotivados e evitem expor suas ideias, já que elas sempre são ignoradas.

DICA 4 – MANTENHA A TRANSPARÊNCIA

Um dos grandes perigos para a comunicação é o ruído. O famoso “disse-me-disse” é um dos casos mais comuns de falta de comunicação e que gera atrito entre os colaboradores e a linha de liderança. Para evitar essa situação, só a boa e velha transparência. O gestor deve deixar claro para o time quais são os dados, a situação da empresa, bem como as metas a serem alcançadas.

Deixando essas informações de forma visível, a chance de existir divergências nos comunicados diminui. Além disso, os colaboradores passam a ter uma confiança maior nos líderes e gestores, pois a atitude demonstra que eles estão valorizando o papel dos funcionários dentro da empresa.

DICA 5 – USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Existem momentos em que a comunicação presencialmente se torna difícil, principalmente se a empresa possui um alto número de funcionários e alguns destes trabalham de modo externo. Para solucionar esse problema, a tecnologia é uma grande aliada.

A videoconferência, por exemplo, é uma das ferramentas tecnológicas capaz de auxiliar na comunicação. Na NetGlobe, os times realizam reuniões e estão sempre conectados pelo Cisco Webex, isso faz com que a comunicação seja constante e fluida.

Em caso de times remotos, um dos grandes desafios é conseguir envolver as equipes na cultura organizacional. Para isso, a videocolaboração se torna ainda mais necessária. A sugestão é marcar bate-papos recorrentes para saber quais são as pendências e ouvir os times. Dessa forma o gestor conseguirá estar ao lado do colaborador, fazendo com que este se sinta parte do funcionamento da empresa, mesmo que não seja presencialmente.

Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
Email

Cookies

Ao utilizar este site, você aceita o uso que fazemos dos cookies, de acordo com nossa Política de Privacidade.