Notícias Netglobe

Netglobe

Recicla NG: um case de sustentabilidade

Recicla Netglobe

A NetGlobe é uma empresa especialista em conectar pessoas por vídeo. Há mais de 17 anos, possui atuação em diversas localidades do mundo, fornecendo plataformas e suporte, bem como locação e compra de equipamentos de videoconferência.

Com o alto número de clientes e crescimento exponencial da empresa, o time de logística composto por Tiago Ribeiro, Fabio Marques e Maurício Biral, lida diariamente com um grande volume de equipamentos que deve ser enviados aos clientes, ou retornados destes.

Por se tratar de uma empresa do setor de tecnologia, a NetGlobe acaba se deparando com muitos dispositivos que perdem a sua utilidade, ou não possuem a capacidade de serem atualizados. Em casos como esses, os equipamentos permanecem armazenados no estoque, com um volume que aumentava a cada mês.

No segundo semestre de 2019, a equipe de logística se deparou com um grande desafio: como gerenciar os dispositivos obsoletos guardados no estoque, descartando todos os materiais da melhor forma possível?

Havia começado a busca de Tiago Ribeiro – gestor do time de logística – por uma maneira de descarte responsável.

Ele realizou um estudo de viabilidade do descarte, e encontrou a Cintitec, empresa da cidade de Campinas, com certificado reconhecimento por boa conduta em seus descartes. Mas, antes da realocação dos materiais ser realizada, o time de logística precisava separá-los e limpar toda a área do estoque.

Fábio Marques e Maurício Biral levaram cerca de dois meses para a separação adequada do material que seria descartado. Após esse trabalho inicial, a Cintitec foi até a NetGlobe, com uma equipe de cinco pessoas, para auxiliar na avaliação e separação de todos os componentes.

“Fiquei realmente surpreso com a quantidade dos materiais […] Foi mais de duas toneladas”

Ao final de todo o processo, foram doados um total de 2.429,5 kg materiais, que consistiam em papelão, plástico metais e resíduos eletrônicos. Todos foram processados nos termos de acordo entre as partes para destruição e reciclagem, dentro dos padrões da Lei Federal n° 12.305 de 02/08/2010.

Para Tiago, a sensação foi de dever cumprido. “Ao decorrer do processo, eu percebi o quão nobre foi a ação que todo o time de logística fez. Com o auxílio da Cintitec, a NetGlobe pôde contribuir para o meio ambiente”, declarou o gestor da logística. “Me senti grato em ver como o time se envolveu na ação, com a separação de material por material, que durou meses”, completa Tiago.

Em conversa, Fabio Marques, colaborador da NetGlobe desde o ano de 2018, afirmou ter se surpreendido com a ação. “Fiquei realmente surpreso com a quantidade dos materiais quando eu vi o certificado fornecido pela Cintitec. Foi mais de duas toneladas”. O colaborador ainda ressaltou a importância desse projeto. “É realmente relevante sabermos que, de alguma forma, a empresa pôde contribuir com a sustentabilidade”, declarou Fabio.

Os frutos desse trabalho não pararam por aí. Após a ação, o desejo por realizar práticas sustentáveis cresceu ainda mais. O projeto se tornou uma regra dentro da empresa. A partir do período trabalhado, a NetGlobe reforçou a sua parceria com a Cintitec, estabelecendo uma coleta dos materiais a cada cinco meses ou de acordo com a demanda.

O modelo de trabalho mudou e agora os materiais não se acumulam como antes. O time de logística conseguiu organizar melhor seu processos e otimizar o espaço dentro do estoque. Além disso, a equipe separa previamente os materiais, deixando todos preparados para a coleta da Cintitec.

Os resultados da ação não ficaram apenas na logística: todo o time da NetGlobe sentiu os reflexos transformadores do projeto e a vontade em contribuir com a sustentabilidade. Assim, o ano de 2020 começou com um grande reforço a adesão da reciclagem no dia a dia da empresa.

Foram adotadas ações como a redução do uso de plástico nas atividades diárias, com a disponibilização de copos e xícaras de vidro. Lixeiras recicláveis foram instaladas nas áreas comuns da empresa, além dos colaboradores, em seu primeiro dia na empresa, receberem uma garrafa térmica da NetGlobe.

A empresa reconhece o valor da sustentabilidade e a importância de deixar um legado ecológico para todos os stakeholders. Além disso, a NetGlobe acredita que as pequenas ações são as grandes responsáveis pela mudança. Através de pequenos passos, todos podem fazer a sua parte e contribuir para um planeta melhor.

Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais notícias - Netglobe

Mês da Conexão
Netglobe

O mês da conexão

A Netglobe apresenta o “mês da conexão”, uma iniciativa que destaca as principais questões que envolvem um mundo cada vez mais conectado pela tecnologia.

Leia Mais +
A Cultura Netglobe
Netglobe

A cultura da Netglobe

Na Netglobe as pessoas têm um papel importante, por isso, nossa cultura promove o bem-estar de cada colaborador da empresa.

Leia Mais +

Encomendar Livro

Informações de Contato
Detalhe Seu Orçamento

*Campos obrigatórios

Cookies

Ao utilizar este site, você aceita o uso que fazemos dos cookies, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Newsletter

*Campos obrigatórios

Orçamento

Informações De Contato
Detalhe Seu Orçamento

*Campos obrigatórios