As 7 tendências do trabalho em 2023

7 TENDÊNCIAS DO TRABALHO HÍBRIDO
WIFI Workplace + Colaboração

Você quer saber qual postura adotar para sua empresa em 2023? Ou está buscando se modernizar diante do mercado de trabalho? Então preparamos 7 tendências do trabalho em 2023!

A pandemia atualizou a forma que as empresas se organizavam e proporcionou novos formatos que, hoje, fazem parte do dia a dia da maioria dos colaboradores. Por isso, é de extrema importância que você esteja por dentro dessas tendências! Confira quais são elas:

1- Modelo híbrido como decisor: Cada vez mais o mercado será embarcado para a flexibilidade e o modelo híbrido, que já é utilizado por muitas empresas, estará em foco. Essa fama acontece graças à qualidade de vida proporcionada aos colaboradores e, claro, à redução de recursos. O próprio Google apontou que esse formato é a chave para atrair talentos, então, sem dúvidas, essa será uma tendência do trabalho em 2023.

2- O novo modelo de escritório: Como os modelos híbridos e remotos estarão em foco, as empresas pensam em reduzir os espaços de trabalho e, com isso, escritórios mais colaborativos e rotativos surgirão. Isso virá acompanhado de espaços muito mais decorados, refletindo a cultura da empresa, sempre com o objetivo de proporcionar bem-estar e atrair os colaboradores para o escritório. Como resultado, as companhias precisarão investir em novas tecnologias que comportem o novo normal.

3- Nova forma de recrutar: Já vivenciou aquele formato tradicional de valorização de cargos e quantidade de diplomas? Ele não estará mais presente em 2023. Essa tendência do trabalho diz que Os recrutadores se atentarão para as habilidades além do comum, são elas: inteligência emocional, cuidado com viés de julgamento, foco na solução de problemas, esclarecimentos sobre valores, decisões assertivas e éticas, autogestão, colaboração e habilidades de comunicação, ou seja, as soft skills serão mais valorizadas.

4- Novas formas de monitoramento dos funcionários: Com o trabalho remoto em ascensão, formas de monitoramento surgiram para proporcionar maior controle das atividades dos funcionários. Porém, segundo um relatório do LinkedIn, em 2023 os empregadores perceberão que essa vigilância incisiva só está distanciando os relacionamentos. O que se espera, portanto, são novas maneiras de monitorar e mais confiança entre líder e liderado.

5- Semana de 4 dias é o novo normal: Diversos países já têm adotado esse modelo e “Os resultados são realmente impressionantes”, diz Juliet Schor, professora da Universidade de Boston atuante em uma das pesquisas, a qual avaliou 33 empresas nos Estados Unidos e na Irlanda, além de uma com sede na Austrália. A semana de 4 dias têm se mostrado eficiente nos quesitos qualidade de vida e produtividade.

6- Lideranças mais acessíveis serão realidade: Foi-se a época em que ser um líder de sucesso era sinônimo de ser autoritário. Hoje, os funcionários esperam líderes mais acessíveis, ou seja, mais vulneráveis, humildes e humanos. E isso apresenta grandes resultados: um estudo global realizado pela organização Catalystde em 2021 feito com mais de 12 mil profissionais  revelou que, quanto mais os gestores demonstram vulnerabilidade, mais as pessoas estão dispostas a se dedicar ao trabalho.

7- Os profissionais querem propósito: A forma de escolher emprego mudou: agora, o propósito é colocado em pauta. Profissionais buscam por trabalhos que tenham algum impacto social e que estejam alinhados com seus valores. Por parte das empresas, espera-se um posicionamento compatível: mais ações sociais, valores bem alinhados e valorização da opinião dos colaboradores.

Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
Email

Cookies

Ao utilizar este site, você aceita o uso que fazemos dos cookies, de acordo com nossa Política de Privacidade.