A nova era dos eventos

A NOVA ERA DOS EVENTOS
WIFI Workplace + Colaboração

O primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil foi em fevereiro deste ano. De lá pra cá, muitas coisas mudaram no cenário do nosso país e do mundo. Estamos enfrentando uma crise de saúde vista anteriormente apenas na Gripe Espanhola, 100 anos atrás. Ainda estamos aprendendo a lidar com essa nova condição e nos adaptando conforme os erros e acertos.

John Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos, em seu discurso no ano de 1959, alertou o mundo sobre a necessidade de encontrar oportunidade em meio a uma crise. Dezenas de setores estão tendo que fazer este exercício para continuarem a atuar. Eles estão em busca de um novo modelo de processos, para que as empresas continuem a funcionar, mesmo com as medidas de isolamento social.

Lives

O setor de eventos foi um dos primeiros a ser impactado pela crise. Com a implementação da quarentena, os eventos presenciais tiveram que ser reagendados e, muitas vezes, cancelados. Os Jogos Olímpicos em Tóquio, por exemplo, um dos principais eventos do mundo que deveria acontecer em julho deste ano, foi reagendado para 2021.

Os eventos presenciais representam uma fonte de investimento e geração de oportunidade para muitas empresas. Portanto, o impacto sofrido por eles é sentido em outros segmentos. Com a implementação da quarentena, a dinâmica do presencial teve que ser deixada de lado, e os organizadores de eventos encararam o desafio de se reinventar e encontrar oportunidades em meio à crise.

Tecnologia

A tecnologia foi uma grande aliada nesse processo. Os eventos, anteriormente presenciais, se tornaram virtuais, sem deixar de lado, claro, a experiência do participante, bem como o conteúdo de qualidade. A NetGlobe teve a oportunidade de apoiar empresas a realizarem seus eventos no formato online, utilizando plataformas de comunicação por vídeo.

Existem diversas soluções capazes de fazer lives com qualidade e facilidade. Cada uma possui sua particularidade, benefícios e desvantagens em relação à demanda. A plataforma Webcast da NetGlobe, por exemplo, oferece um espaço exclusivo para seu evento, com direito a personalização e ferramentas de interação com convidados.

Vamos entender como duas empresas puderam continuar com seus encontros por vídeo com o apoio da tecnologia e do time NetGlobe.

Amcham Campinas

A Amcham-Campinas, representa uma das mais antigas unidades da Amcham Brasil. A empresa tem um legado de conectar pessoas, sendo responsável por promover networking e entregar conteúdo aos associados.

Ela promove inúmeros encontros para entregar tudo isso aos participantes, mas com as mudanças que aconteceram neste ano, os colaboradores precisaram encontrar alternativas para seguir com sua agenda de ações, levando em conta a saúde e segurança dos participantes e organizadores.

O relacionamento entre NetGlobe e Amcham Campinas existia desde o ano de 2019, com transmissão de eventos presenciais para quem não pôde estar presente. Neste ano, a NetGlobe teve a oportunidade de participar da migração dos eventos físicos para o virtual, por meio da plataforma Cisco Webex e Webcast.

Essa foi uma maneira encontrada para manter o relacionamento e estar ao lado dos associados, mesmo que não presencialmente.

Optimize Group

A NOVA ERA DOS EVENTOS

O Optimize Group, possui diversas iniciativas de eventos. Pela marca Innovation, reúne diversas pessoas presencialmente no norte e nordeste do Brasil. Com o avanço da COVID-19, os encontros tiveram que migrar para o digital e, com o apoio da NetGlobe, tem sido verdadeiro sucesso.

Com o uso de integração pela NetGlobe, o evento está acontecendo via Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo. A solução tem sido muito utilizada para as famosas lives que estão dominando o dia a dia de muitas pessoas nesse momento de quarentena.

Para a empresa, foi uma grata surpresa perceber que, com o uso da tecnologia de vídeo, pôde alcançar novos públicos, aumentando o alcance do seu conteúdo, bem como da sua marca.

O futuro dos eventos

Para muitas empresas, esta foi a oportunidade para acelerar uma estratégia que já estava definida: de digitalização. Esta experiência certamente impactará o mercado de eventos, e muitas mudanças acontecerão quando o cenário social voltar à normalidade.

Ainda não há uma resposta concreta de como será o futuro para o setor de eventos, gravemente afetado pela crise do novo coronavírus. A realidade é que as pessoas estão cada vez mais abertas e propensas a consumir conteúdos exclusivamente digitais. Isso com certeza influenciará as novas propostas e tecnologias para eventos.

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