Videoconferência: um recurso com milhões de possibilidades

Videoconferência Um Recurso com Muitas Possibilidades
WIFI Workplace + Colaboração

A utilização de recursos de videoconferência tem se tornado cada vez mais alta, principalmente por conta das limitações de locomoção impostas pela pandemia do corona vírus. Grande parte das empresas tem adotado plataformas de vídeo chamada para tornar possível as reuniões corporativas, até porque a possibilidade de conectar pessoas distantes fisicamente sem a necessidade de locomoção é vantajosa.

Entretanto, nem sempre os usuários de plataformas de vídeo possuem conhecimento completo de todas as funcionalidades que os programas e aparelhos de videoconferência possibilitam. Por isso, para se ter um bom aproveitamento dos recursos que possui, é importante tem ciência de como realmente funciona uma videoconferência.

O que uma videoconferência?

No seu sentido amplo, uma videoconferência (como o próprio nome aponta) é um encontro, ou reunião realizada por vídeo. Esse encontro é realizado por meio de um programa ou plataforma que consegue (através do uso de uma rede) conectar duas ou mais pessoas que conseguem ver uma à outra através de imagens geradas por câmeras. Geralmente, essas chamadas são realizadas através de dispositivos como computadores ou até mesmo celulares Smartphones.

Porém, como é o caso em algumas empresas, existe hoje a possibilidade de desenvolver salas de reunião já especializadas em realizar videoconferências. Ou seja, salas físicas adaptadas com sistemas de câmeras, microfones e telas que são conectadas a plataformas de vídeo e assim conseguem conectar várias pessoas em uma mesma chamada. Para esse tipo de necessidade, a NetGlobe, como uma empresa especializada em comunicação por vídeo, possui equipamentos específicos para salas de reunião que necessitam esse tipo de solução.

Como realizar uma videoconferência?

Para realizar uma videoconferência é necessário o uso de uma plataforma que forneça esse tipo de chamada. Hoje em dia, alguns aplicativos de redes sociais já permitem o uso desse recurso, como WhatsApp, Instagram, Skype, Facetime, etc. Entretanto, quando se tratam de reuniões com um número maior de pessoas e a necessidade de recursos extras durante a chamada, é preciso buscar programas mais especializados para realizar esse tipo de chamada com uma qualidade mais alta de imagem e som.

Hoje são diversas as opções de plataformas que podem atender à essas necessidades, muitas delas descobertas durante esse período de quarentena. No geral, essas plataformas oferecem versões gratuitas (mais básicas), como também funções mais completas (pagas). Além disso, para uma experiência com maior qualidade de som e imagem é possível optar pela instalação de câmeras e microfones que garantem maior qualidade. Além desses recursos, certos programas permitem ações como, por exemplo, o compartilhamento de telas o que facilita o andamento de reuniões de negócios ou até mesmo aulas.

Para isso, muitas vezes, é necessário um treinamento que ensine os usuários a utilizarem as ferramentas básicas que os programas oferecem e assim consigam obter maior produtividade no uso das plataformas de vídeo. Sendo assim, não basta apenas ter a solução sem o conhecimento suficiente para aproveitar de todas as possibilidades que ele oferece.

Neste caso, a NetGlobe oferece como serviço um suporte que além de oferecer ajuda técnica aos clientes, também realiza treinamentos para apresentar as ferramentas dos produtos, garantindo assim uma experiência ampla.

Mais algumas dicas para a realização de uma videoconferência: certos detalhes podem fazer a diferença

Como escolher uma boa solução de videoconferência?

A implementação de um recurso de vídeo chamada pode ser feita de diversas maneiras. Porém, tudo depende da necessidade à qual a solução irá atender. Dessa forma, é necessário ter em mente alguns pontos relevantes para levar em consideração na hora de avaliar o que será adquirido.

Quando se tratam de empresas, as soluções de vídeo devem atender à um número alto de pessoas nas chamadas, ou então em uma sala física. Nesse caso, por exemplo são necessárias câmeras que consigam captar a imagem de todos os presentes com uma alta qualidade de vídeo, como também de som. Além disso, os hábitos de uso de um programa específico para a realização de chamadas podem tornar difícil a implementação de novas plataformas na empresa, criando um desconforto para os colaboradores.

Dessa forma, devem ser pensadas soluções que integrem aquilo que já é usado e potencialize a experiência do usuário, como fazem os novos produtos apresentados na campanha “Lançamento Digital” da NetGlobe. Esses serviços atendem justamente à essa demanda de adaptabilidade do que já está sendo usado dentro das empresas com o fator novo, como salas de vídeo conferência por exemplo.

Sendo assim, a melhor forma de adquirir um bom produto ou serviço é observar as demandas internas e assim buscar aquilo que atende à essas demandas. Lembrando sempre que os serviços de videoconferência se mostram cada vez mais necessários dentro do mercado de trabalho e podem representar as novas formas de workplace do futuro próximo.

Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
Email

Cookies

Ao utilizar este site, você aceita o uso que fazemos dos cookies, de acordo com nossa Política de Privacidade.